Baka ha Anomarii ni Akogareru (馬鹿はアノマリーに憧れる)

Utsu-P (鬱P) feat. Kagamine Rin - 2012/03/04

Utsu-P é considerado o "Mestre Legendário de SHOUTLOID" e também como "Deus do Metaloid", e ele merece esses nomes. Lançou mais de 40 músicas de metal, todas elas com gritos quase perfeitos e muito naturais, poucos produtores conseguem fazer o mesmo.
Ganhou o nome de "Utsu" dos fãs, (depressão, em japonês) por causa de suas letras cheias de revolta em relação a temas diversos. Nessa obra, Utsu-P comenta sobre o problema da falta de individualidade e a sua necessidade de se sentir diferente da sociedade (no caso, essa diferença seria a "aberração" cantada).
*O verso que diz "eu me refugio nos humanos normais" vem de "Namu Amida Butsu" (南無阿弥陀仏), que significa "Eu me refugio no Buddha Amida" e é uma recitação de fé Budista.

 

Matryoshka (マトリョシカ)

Hachi (ハチ) feat. Hatsune Miku, Gumi - 2010/08/09

Hachi é muito conhecido por criar obras com seu estilo extremamente único. As letras que ele escreve parecem piadas que somente entenderia, sendo vagas, confusas e podendo servir em várias ocasiões.
Matryoshka é mais uma de suas músicas impossíveis de decifrar. É um rock caótico e viciante, com uma letra vaga e nonsense, dando um ar de insanidade na música. A mais famosa entre as dezenas de interpretações é, ironicamente, a que a música não tem sentido. No refrão é dito 524, pulando 1 e 3. 1 e 3 são podem ser lidos como "no imi" em japonês, o que significa "sem sentido/sem propósito".
Outra interpretação que foi aceita por muitos fãs é que por trás de toda essa insanidade há dor e sofrimento, e que a loucura é um mecanismo de defesa que a pessoa acha para poder aguentar essa dor. Foi uma das pouquíssimas músicas a chegar a mais de 1 milhão de views em menos de um mês, e está atualmente com 5,500,000 views e 6,000 vídeos enviados por fãs, todos baseados na música.

 

Trick and Treat

OSTER-project feat. Kagamine Rin & Len - 2008/10/30

Contrariando pela primeira vez o estilo "colorido e contente" da OSTER-project, Trick and Treat pode ser considerada uma obra de Halloween "dark", tanto na composição quanto na letra. Esse "dark" da música a deixou popular, ultrapassando 1 milhão de views em novembro de 2011 e sendo a segunda música utilizando a voz dos irmãos Kagamine a atingir esse número.
É sobre um "você" que é levado por duas crianças até uma floresta profunda e escura, pensando que as duas crianças são confiáveis e amigáveis, até que "você" percebe que não é bem assim.

 

World is Mine (ワールドイズマイン)

Ryo feat. Hatsune Miku - 2008/05/31

Uma das obras mais populares, amadas e mais reconhecidas de Ryo, atualmente com mais cinco milhões de views no Nicovideo e tendo sido apresentada em dois jogos (Project Diva e Project Diva 2nd) e três concertos (MikuFes09, 39's Giving Day e MikuNoPolis).
Esta música é sobre um relacionamento do ponto de vista da garota, cuja personalidade cai na classificação de egoísta e "tsundere" (personalidade em que a pessoa é estressada e mal-educada com a pessoa que ama, mas tudo isso por vergonha de demonstrar seu amor).
É uma tradição entre fãs de vocaloid fazer covers de suas músicas, assim, Word is Mine já recebeu mais de 3,500 vídeos de covers, coreografias, arranjos instrumentais e remixes.

Free Web Hosting